Aves da Reserva Biológica de Pindorama - SP

Apesar de ter sido concluído em 2012 a cartilha Aves da Reserva Biológica de Pindorama -

SP, só foi publicada em 2017. A obra elaborada por Jefferson Otaviano é biólogo e guia de observação de aves e Daiane Barros, também bióloga e gestora em meio ambiente, interlocutora ambiental no município de Vista Alegre do Alto fez um recorte das aves que habitam a reserva biológica localizada na Estação Experimental de Pindorama.



O projeto de Educação Ambiental Bacia Hidrográfica: Um Instrumento na Educação é executado na Unidade Sede do Polo Regional Centro Norte, APTA, desde 2005. Encontra - se na sua quarta continuidade e tem o objetivo de promover a educação ambiental por meio de atividades de capacitação de educadores e visita monitorada a uma microbacia hidrográfica local, Córrego da Olaria, onde a Unidade esta situada.


O Polo Regional Centro Norte, localizado no município de Pindorama, SP, pertencente à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), possui 532,8 ha de área total, sendo aproximadamente 120 ha de mata, divididos em três fragmentos, os quais foram transformados em Reserva Biológica com a criação da Lei Estadual n°4.960 de 06 de janeiro de 1986.0 limite da propriedade na extremidade oeste situa-se parte no divisor de águas das bacias dos Rios Tietê e Turvo e a unidade está inserida na Microbacia Bacia Hidrográfica do Córrego da olaria, Sub-bacia do Rio São Domingos integrantes da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande.


Ao todo foram catalogados 180 espécies de aves e proporcionam ao leitor vislumbrar a povoação desses animais em parte do interior do Estado de São Paulo.

O trabalho realizado foi direcionado a alunos de escolas em mais de 20 cidades inseridas na bacia hidrográfica Turvo Grande. Daiane Barros já está preparando outro trabalho com mamíferos devendo ficar pronto em breve.


A cartilha Aves da Reserva Biológica de Pindorama – SP está disponível aqui , visite nassa pagina de publicações!

0 visualização0 comentário